Tendo como objectivo promover a sustentabilidade, a NCR Angola participou na 1ª Bienal de Luanda como um parceiro para cultura de paz, com vista a demonstrar à população, novas formas de empreendedorismo e reaproveitamento de resíduos electrónicos.
Neste contexto, expuseram no dia 19 de Setembro, na Baía de Luanda, uma escultura denominada “Fish”, que mostra o empenho e compromisso da NCR Angola com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. Pretendendo gerar mais acções de sensibilização e educação no que diz respeito à preservação da cultura ambiental e a diminuição da poluição, especificamente nos mares. A escultura, em formato de peixe metálico, serve para as pessoas colocarem os plásticos que à posteriori serão reciclados.
Durante a apresentação da escultura, o grupo de teatro Henrique Artes apresentou uma peça incentivando a preservação do meio ambiente. “A exposição do peixe teve como objectivo mostrar o valor da sustentabilidade e agir na mudança de comportamento dos jovens no que diz respeito à preservação ambiental”, referiu Bernardete Ferreira, Gestora de Responsabilidade Social da NCR.
O lixo electrónico é uma grande preocupação ambiental devido às substâncias tóxicas que liberta como é o caso do mercúrio, do cádmio, do cobre, entre outras, que contaminam os solos danificando o planeta e a saúde e bem-estar do ser humano. A integrante do projecto Kandengues Cientistas, Teresa Baião, explicou como fazer o aproveitamento de alimentos deteriorados para produzir energia: “Podemos utilizar uma moeda, que contém cobre, para o lado negativo e um prego de abastecedor para o lado positivo. Unem-se aos fios condutores, junta-se o limão, que é ácido e gera-se assim energia para acender uma lâmpada”.
Ainda na sua política de Responsabilidade Social, a NCR tem apoiado o Projeto Cuerama, na Quibala, província do Cuanza Sul. Durante a Bienal, o programa expôs e vendeu produtos das Oficinas Pedagógicas, na Fortaleza de São Miguel, com o objectivo melhorar a Educação, Saúde e Desenvolvimento Socioeconómico da Comunidade da Aldeia Cuerama.
Outra iniciativa, cuja receita de bilheteira no valor de 280 000 AKZ, reverteu a favor do Projecto Cuerama, foi a apresentação da peça teatral “Anjos Procuram-se”, no Elinga Teatro, no dia 21 de Setembro. Também promovida pela NCR, em parceria com o espaço cultural Elinga e o grupo de teatro Henrique Artes.
Dada a relevância social das acções da NCR Angola para o bem-estar fisíco e social das comunidades, vimos por este meio solicitar a divulgação da referida nota de imprensa.
Sem mais nada de momento, agradecemos a atenção dispensada.
Para mais informações por favor contacte: 938349925/938450911.
Luanda, 26 de Setembro de 2019