Dentro da sua política de Responsabilidade Social, a NCR tem apoiado o Projeto Cuerama, na Quibala, através da preparação da comunidade para actividades autossustentáveis, desenvolvimento da microeconomia e do aproveitamento dos recursos naturais locais.
O Projecto Cuerama, apoiado pela NCR Angola, vai expor e vender produtos das Oficinas Pedagógicas, na Fortaleza de São Miguel, com o objectivo de reverter os valores da venda para a melhoria da Educação, Saúde e Desenvolvimento Socioeconómico da Comunidade da Aldeia da Cuerama, do município da Quibala, província do Cuanza Sul.
Numa parceria entre a NCR, o Espaço Cultural Elinga e o Grupo de Teatro Henrique Artes, será apresentada uma peça de Teatro Solidário, no dia 21 às 20h. A receita de bilheteira reverte na totalidade para o Projecto Cuerama.
A empresa de tecnologia vai também desenvolver mais duas actividades para alertar a população para a conservação do meio ambiente. No dia 19 de Setembro, pelas 17h, será colocada uma Escultura “Fish”, na Baía de Luanda. Será também apresentada uma pequena peça de teatro alusiva à Sustentabilidade (um dos temas da Bienal), apresentada pela Companhia de Teatro Henrique Artes. Uma parceria com a Baía de Luanda e com alunos da Universidade Metodista de Angola, da Universidade Metropolitana de Angola e de Escolas Secundárias.
Ainda no âmbito da temática da Sustentabilidade, os alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista transformaram lixo electrónico, que receberam da empresa Síntese, em peças de arte. Os jovens estão conscientes que estes resíduos ainda são um tema pouco explorado, mas de extrema importância. Os materiais libertam substâncias tóxicas como mercúrio, cádmio, cobre, cromo entre outros que contaminam os solos causando um grande impacto no meio ambiente e ao ser humano.
Estudos realizados pela World Wide Fun for Nature indicam que o plástico nos oceanos ronda aproximadamente os 10 milhões e prevê-se que até 2030 haverá mais de 104 milhões de toneladas, se não acontecer nenhuma mudança significativa no comportamento do ser humano.
Assim, as suas peças de arte estarão colocadas na Baía perto do “Fish” e depois serão expostas na Fortaleza de Luanda.
SOBRE A BIENAL DE LUANDA
Angola acolhe a primeira edição da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, em Luanda, de 18 a 22 de Setembro de 2019 sob o lema “Construir e preservar a paz: um movimento de vários actores”. É um evento que visa enaltecer os valores da paz e da cidadania e materializar a aliança de povos em torno da cultura da paz.
A cerimónia de abertura será no Museu Nacional De História Militar. Estarão presentes mais de 12 países, entre africanos e da diáspora, contando-se com a participação de 600 participantes internacionais e 1000 angolanos.
Pretende-se que seja um espaço de reflexão, difusão de obras artísticas, ideias e conhecimentos relacionados com a cultura de paz e não-violência, reunindo representantes de governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, instituições académicas e organizações internacionais.
Para mais informações e programa: https://bienaldeluanda.gov.ao/index.html
Dada a relevância social das acções da NCR Angola, vimos por este meio solicitar a divulgação da referida nota de imprensa e cobertura das 3 actividades sociais da empresa em epígrafe.
Sem mais nada de momento, agradecemos a atenção dispensada.
Para mais informações por favor contacte: 938349925/93845011.
Luanda, 11 de Setembro de 2019