Aproximar as pessoas que vão fazer parte do CAPPRI, organizar a logística e a passagem de informações sobre a metodologia “Ensinar a Ensinar”, com vista a estimular as habilidades profissionais dos Professores Primários e consequentemente, melhoria da qualidade de ensino na província, foram alguns dos propósitos da visita.
Os representantes do CAPPRI reuniram-se com o Director Provincial da Educação de Benguela, Dr. Evaristo Calopa Mário e o Chefe de Departamento da Educação e Ensino de Benguela, Dr. Januário Albino.
Na ocasião, a Coordenadora do projecto CAPPRI, Margarida Guerra, referiu que este ano começam a formação em Benguela, actuando com uma equipa local, formada em Benguela e com conhecimento da realidade da província. “Dentro das possibilidades e objectivos do CAPPRI, vamos adaptar-nos à realidade de cada município com o apoio da Direcção Provincial. Pretendemos dar formações para que as disciplinas sejam dadas de forma mais divertida. Queremos que o aluno seja mais participativo, dinâmico e bastante interactivo, com aulas que podem ser dadas no exterior ou ao ar livre de forma prática” referiu Margarida Guerra.
A Coordenadora do projecto disse ainda que visitaram várias escolas “todas com realidades diferentes o que é muito importante para conhecermos a província de Benguela. Agora estamos a iniciar a construção da equipa, que vai ser uma equipa local, para em Março termos a equipa definitiva e podermos iniciar a formação dos formadores”.
O Porta-Voz do Ministério da Educação para o Projecto CAPPRI, Dr. Gola António, afirmou durante a apresentação do projecto às Direcções Municipais que o Ministério está focado na necessidade de formação dos professores e estes, devem pensar na renovaçãodo conhecimento. O Dr. Gola António reforçou também que “a actividade lúdica é defendida por vários psicólogos e pedagogos”.
José Januário, Director Municipal da Educação de Benguela afirmou que “o projecto e a equipa do CAPPRI são muito bem-vindos a Benguela”.
“Agora estamos a iniciar a construção da equipa, que vai ser uma equipa local, para em Março termos a equipa definitiva e podermos iniciar a formação dos formadores”, frisou Margarida Guerra, Coordenadora do Projecto CAPPRI.
O CAPPRI (Capacitação Para Professores Primários) é um projecto do Ministério da Educação que pretende formar a nível nacional os Professores do Ensino Primário, capacitando-os através do desenvolvimento e implementação de um programa de formação apoiado por um Guia Pedagógico.
O Projecto CAPPRI, através da metodologia “Ensinar a Ensinar”, tem como objectivo principal preparar os professores, complementando o seu trabalho diário de forma fácil, apelativa e inovadora criando diversas situações e experiências de aprendizagem que façam com que o aluno vá dominando e utilizando os seus sentidos, explorando as suas capacidades, e conhecendo melhor as suas aptidões.
Desta feita, solicitamos ao seu órgão de informação a divulgação da presente Nota de Imprensa.
Salientamos que a equipa do CAPPRI, bem como a titular da pasta da Educação, estão disponíveis para futuras entrevistas sobre o projecto.
Sem mais nada de momento, subscrevemo-nos, aguardando resposta.
Para qualquer esclarecimento disponha: 938349925/938350911.
Luanda, 1 de Março de 2019