Angola junta-se em 2019 a um dos maiores movimentos de voluntariado do mundo, o Good Deeds Day, o Dia das Boas Acções, que se realiza, a nível mundial, no Domingo, dia 7 de Abril, mas com acções de voluntariado a decorrer durante todo o mês de Abril. Mais do que um “Dia Internacional do Voluntariado”, o Dia das Boas Acções transformou-se num movimento global de promoção do voluntariado, não apenas num dia, mas durante todo o ano.
Preocupados com a acumulação de lixo nas ruas da comuna do Rocha Pinto e com os problemas de saúde pública derivados da propagação de doenças através dos resíduos, a TheBridgeGlobal, a Fundação Arte e Cultura, o grupo Mitrelli e a Queiroz Galvão Construções, Lda juntam-se a este movimento de Boas Acções para realizar uma mega-acção de limpeza da vala seca do Rocha Pinto, no dia 16 de Abril, pelas 8h. Mais de 300 voluntários destas empresas vão participar nesta acção de voluntariado. A concentração será na Avenida 21 de Janeiro, ao lado do Banco BIC do Rocha Pinto. A limpeza começará neste local, início da vala, e irá até ao cruzamento das valas da mesma localidade.
A Queiroz Galvão Construções, Lda vai disponibilizar maquinaria apropriada e recursos humanos da empresa para o trabalho voluntário e os colaboradores da TheBridgeGlobal, da Fundação Arte e Cultura, do grupo Mitrelli e da Bonws Seguros também contribuirão na recolha do lixo. Esta acção vai contar com o apoio do Governo Provincial de Luanda, da Polícia Nacional, do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) e o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros que vão disponibilizar duas ambulâncias.
A TheBridgeGlobal vai estar nos dias 15 e 16 de Abril a fazer uma acção de sensibilização para a importância da limpeza das ruas - foco de doenças - de forma a promover a saúde e o bem-estar da comunidade. A população vai ser ainda informada da limpeza e convidada a participar.
DIA DAS BOAS ACÇÕES
O Dia das Boas Ações foi apresentado em 2007 em Israel pela empresária e filantropa, Shari Arison, e lançado e organizado pela Ted Arison Family Foundation, o braço filantrópico do Grupo Arison.
Este é um movimento global para fazer o bem, que abrange milhões de voluntários em mais de 100 países, o Dia das Boas Acções está a ser vivido em Angola pela primeira vez. Fruto de uma parceria entre a Fundação Arte e Cultura, o compromisso de responsabilidade social corporativa do grupo Mitrelli, e a TheBridgeGlobal, uma empresa angolana especializada em responsabilidade social e implementação de projectos de Cidadania através de metodologias da Comunicação para o Desenvolvimento - C4D.
Em África, o Dia das Boas Acções tem vindo a acompanhar o crescimento registado em todo o mundo, desde que, em 2013, o Uganda se tornou no primeiro país a aderir ao movimento no Continente. Até à data, realizaram-se centenas de projectos com milhares de voluntários, em 22 países Africanos, do Gana à Etiópia e da Argélia à África do Sul.
No dia 7 de Abril 2019 (Dia das boas acções), Angola tornou-se no 23º país Africano a participar no Dia das Boas Acções.
A participação no Dia das Boas Acções está aberta a todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, instituições, empresas, ONGs, etc.
Legenda: Reunião de preparação para o Dia das Boas Acções com (da esquerda para a direita) Xavier Chandy - Director Adjunto da Fundação Arte e Cultura, Naama Margalit – Coordenadora da Fundação Arte e Cultura, Dimitri Diogo – Responsável Qualidade Saúde, Segurança, Ambiente e Responsabilidade Social da Queiroz Galvão Construções, Lda, Filipa Ribeiro – Gestora de Comunicação e Marketing da TheBridgeGlobal e Margarida Guerra – Directora de Projectos da TheBridgeGlobal.
Por intermédio desta nota de impresa, solicitamos ajuda na divulgação massiva da informação sobre o Dia das Boas Acções, um movimento global para fazer o bem que além de outras iniciativas no país, contará com uma mega limpeza da vala seca do Rocha Pinto, alertando a sociedade para a problemática do lixo e a importância de praticar actos cívicos.
Sem mais nada de momento, agradecemos a atenção dispensada.
Para qualquer esclarecimento disponha: 938349925/938350911.
Luanda, 10 de Abril de 2019