No âmbito do apelo à sociedade civil lançado pelo Executivo Angolano, para dar resposta à emergência social que se vive no sul do país, o BFA mobilizou a sua estrutura para colaborar com o governo no desenvolvimento de acções concretas para ajudar a população afectada.
Neste sentido, o BFA em parceria com o UNICEF e o Governo Provincial do Cunene, criou o "Projecto BFA - Mais Água, Mais vida” cujo objectivo é a criação de “Portos Seguros” para crianças, construindo a resiliência das comunidades afectadas pela seca no município de Ombadja através da prestação de serviços sociais básicos integrados usando a escola como plataforma.
O Projecto BFA - Mais Água, Mais vida” será financiado na totalidade pelo Banco e implementado durante este ano pelo UNICEF, sendo a sua dotação inicial equivalente em Kwanzas a 2 Milhões de USD.
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, enquanto agência das Nações Unidas vocacionada à promoção da defesa dos direitos das crianças, tem reconhecida experiência na implementação de projectos neste domínio e já tem contribuído para a redução da vulnerabilidade das crianças e suas famílias aos riscos naturais, no município de Ombadja, na província do Cunene, com impacto na saúde, água, saneamento e educação, através do Programa de Cooperação com o Governo de Angola, em curso;
Com o projecto “Mais Água Mais Vida” vão ser criadas as melhores condições para assegurar o acesso sustentável à água potável em quinze escolas e comunidades deste município.
Através da reabilitação de quinze pontos de água e tanques subterrâneos, este projecto irá fazer o aproveitamento das águas da chuva, promoção da gestão sustentável destes pontos, boas práticas de saneamento e higiene na comunidade.
Esta acção enquadra-se num conjunto mais abrangente de iniciativas que o BFA vem desenvolvendo e que pretendem melhorar as condições de vida dos angolanos.
Todas as acções têm como foco principal as crianças e jovens até aos 18 anos de idade e incidem nas vertentes da educação, saúde e inclusão social e financeira. Alguns exemplos destes projectos são:
O acto será presenciado pela Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o Governador da Província do Cunene, Virgílio Tyova, o Representante do UNICEF, Abubacar Sultan, a Representante adjunta do UNICEF, Patricia Souza, o Presidente da Comissão Executiva do BFA, Jorge Ferreira, a Administradora do BFA, Manuela Moreira e diversas instituições.
Neste sentido, vimos convidar os meios de comunicação para a cobertura e divulgação deste acordo de parceria tão relevante para o país e particularmente para a população do Sul de Angola.
Sem mais assunto de momento, reiteramos os nossos melhores cumprimentos.
Para qualquer esclarecimento disponha: 938349925 / 938350911.
Luanda, 14 de Agosto de 2019